A cidade de Urussanga, Santa Catarina, é uma das poucas cidades catarinenses, que possuem um patrimônio histórico bem conservado, e principalmente tombado, inclusive, contando com a opção de passeios ferroviários, em antigas maria-fumaça, em uma parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão e tanto na praça, quanto no estacionamento da estação rodoviária, poderia haver um carregador elétrico, para que turistas possam desfrutar da rota do Vinho Goethe.
Situação esta, que ao menos nesta cidade, ainda está no pensamento dos gestores, e diferentemente de outras cidades, que pensam em arregimentar o mais rápido possível a classe média, possuidora dos veículos elétricos, que ao visitarem suas cidades, terão um ticket médio de consumo, seja de alimentos ou produtos locais, como fator incentivador para adoção dessas medidas.
Na região Sul Catarinense, Nova Veneza, a capital da gastronomia italiana, Pedras Grandes, que desponta como outro ponto turístico, principalmente após a finalização da réplica da Torre de Pisa, serão incentivadas a uma política inclusiva de carros elétricos.
Na região, o predomínio dos elétricos, é da BYD
Turistas que desejam passar o dia, ou parte dele, nas cidades que adotarem carregadores elétricos gratuitos para carros elétricos, poderão seguir viagem até a capital ou as grandes cidades, sem grande transtorno. Isso, pelo fato de que se estes municípios, ao implementarem os carregadores nos principais pontos turísticos, que usualmente contam com lojas de souvenirs e restaurantes abertos, permitirão ao turista, enquanto aguarda o carregamento do automóvel, desfrutar os pontos turísticos, a gastronomia e cultura de cada local visitado.
Em Santa Catarina, os veículos da fabricante BYD, dominam o mercado, e a iniciativa, se adotada, terá ampla adesão dos proprietários da marca chinesa. Inclusive, a ideia está em alguns planos de governo dos próximos prefeitos, que tomarão possem, em 2025.