
Ainda que muitas empresas considerem a criação e a manutenção de um site um gasto desnecessário, ele continua sendo essencial. Isso ocorre não apenas por garantir visibilidade nos buscadores, como Google e Bing, mas também pela facilidade com que as diferentes Inteligências Artificiais localizam informações a partir de sites e sistemas oficiais.
Para que tudo flua com a maior tranquilidade possível, tanto o cliente quanto o fornecedor precisam escolher uma boa estrutura de hospedagem. Atualmente, no segmento pago, as duas opções de mercado consideradas mais seguras e com amplo suporte são o DirectAdmin e o cPanel.
Ambas as plataformas oferecem facilidades aos usuários e otimizam o gerenciamento por parte das empresas de hospedagem. Elas contam com interface em português e simplicidade na instalação de recursos adicionais, como blogs, ferramentas de e-commerce e plugins de proteção.
No entanto, em relação aos sistemas suportados, o DirectAdmin se destaca: sua estrutura de gerenciamento é menos "rígida" que a do cPanel, o que proporciona maior facilidade ao SysAdmin ou DevOps na implantação de ferramentas específicas. Além disso, a interface para o usuário final é mais leve e flui rapidamente no navegador, sem o excesso de informações desnecessárias.
Em contrapartida, o cPanel é um projeto mais antigo que, no passado, chegou a funcionar no FreeBSD, fator que facilitou sua disseminação no mercado. Porém, na disputa de valores, sua licença é mais dispendiosa. O DirectAdmin possui licenças a partir de cinco dólares por servidor, o que atrai inclusive usuários que implementam soluções em laboratórios domésticos — os conhecidos homelabbers e self-hosters.
Além de ser mais leve, o DirectAdmin oferece flexibilidade para adaptar características do sistema e possui alta estabilidade, assim como o seu concorrente. Ambos estão preparados para o IPv6, o que chega a ser irônico, considerando que o novo protocolo de comunicação existe há mais de vinte anos.
Na estrutura da GNX, patrocinadora que hospeda os sistemas do Portal Benedetta, a escolha recaiu sobre a praticidade do DirectAdmin. Segundo o CEO, Mauro Paes Corrêa — que também é Diretor do noticioso de Urussanga e região —, a ferramenta permitiu acelerar o acesso a diversos sistemas e websites. Vale destacar que a GNX não apenas hospeda, mas também desenvolve soluções personalizadas, contando com uma estrutura robusta de conectividade e AS próprio, o que garante a entrega imediata de informações tanto para sistemas online quanto para aplicativos.
O website da GNX é https://gnx.com.br .