Publicidade

Rede PTNet reconhece bloqueio de brasileiros

Motivo principal é de ataques de negação de serviço (DDoS)

Por: Mauro Paes Corrêa
17/02/2026 às 11h54
Rede PTNet reconhece bloqueio de brasileiros
Foto: Mauro Paes Corrêa/PB

  Tão logo fomos informados das inúmeras alegações de usuários brasileiros que participavam da PTNet.org, uma das principais redes de bate-papo de Portugal (IRC), utilizando a ferramenta mIRC ou outras, como WebChat e IRCCloud, entramos em contato com a organização no dia 04/01. Praticamente um mês depois, recebemos as respostas por parte da administração da rede portuguesa, e vamos reproduzir na íntegra suas alegações e principalmente, publicar o e-mail que enviamos para a rede portuguesa.

  O Portal Benedetta sempre foi pautado pela transparência, ética e independência em sua linha editorial, e ao trazer tanto nosso e-mail solicitando informações, como as alegações reportadas, estamos trazendo atualizações para os leitores do nosso website.

  No dia 04/01, enviamos um e-mail com o seguinte texto:

"Prezados administradores da PTNET,

 

Sou o responsável pelo Portal Benedetta, um noticioso de informações no Brasil, e fomos acionados em razão de um bloqueio deliberado

De Brasileiros para acesso à esta rede.

Estamos fazendo uma matéria jornalística sobre, e gostaríamos de fazer alguns questionamentos:

 

  1. O bloqueio se deu por qual motivo?

 

  1. Por que bloquear todo um país, se é muito mais fácil bloquear determinados usuários, se registrados?

 

  1. Os últimos incidentes xenofóbicos contra os brasileiros, em Portugal, desencadearam uma sensibilidade muito grande em relação ao assunto. Os senhores não consideram a medida desproporcional, uma vez que o IRC é um dos poucos espaços que continua sendo verdadeiramente democrático?

 

Aguardo respostas, e a matéria será publicada nos próximos dias.

Mauro Paes Corrêa"

    Publicamos a matéria, da qual no próprio e-mail de resposta, a administração da rede PTNet tomou conhecimento, uma vez que a notícia viralizou em diversos portais e redes sociais. 

    No dia 05/02, ou seja, um mês depois ,recebemos a seguinte resposta:

"

Boa Noite Sr. Mauro Correa,

Antes de mais, apresentamos as nossas sinceras desculpas pela demora na resposta ao vosso contacto. Devido aos critérios de filtragem, o vosso email foi indevidamente classificado como spam, o que impossibilitou a nossa leitura e resposta atempada.

Tivemos oportunidade de ler o vosso email e a notícia publicada no vosso portal. Em nome da Administração da PTnet, cumpre-nos esclarecer os factos com o rigor técnico e a transparência que norteiam esta rede desde a sua fundação.

Relativamente aos pontos por vós levantados, informamos o seguinte:

 

1. O bloqueio se deu por qual motivo? 

A restrição de acesso a determinadas gamas de IPs, incluindo IPs provenientes do Brasil, não foi uma medida isolada ou direcionada. Esta foi uma decisão técnica de última instância motivada por um ataque massivo de negação de serviço (DDoS) iniciado a 28 de outubro de 2025. Este ataque, que ainda persiste (embora com menor intensidade), causou graves disrupções na nossa infraestrutura, resultando em constantes netsplits (desconexão entre servidores) e na indisponibilidade prolongada do nosso serviço de webchat. Salientamos que estas restrições afetaram também diversos outros países, inclusive Estados-Membros da União Europeia, dependendo da origem do tráfego malicioso em cada pico do ataque.

 

2. Por que bloquear todo um país, se é muito mais fácil bloquear determinados usuários, se registrados?:

Diferente de situações de comportamento de utilizadores individuais, um ataque DDoS visa a infraestrutura e a conectividade dos servidores. Nestes casos, o bloqueio de utilizadores registados é totalmente ineficaz, uma vez que o ataque é gerado por botnets (redes de computadores infetados) que inundam os servidores com tráfego ilegítimo antes mesmo de qualquer tentativa de registo ou autenticação. O bloqueio de regiões geográficas é uma ferramenta de mitigação comum em engenharia de redes para preservar a estabilidade do serviço para o restante da rede enquanto se aplicam medidas de filtragem mais granulares.

 

3. Sobre as alegações de xenofobia e o caráter democrático do IRC: 

A PTnet é uma rede gerida por um grupo de voluntários sem quaisquer afiliações políticas ou ideológicas. Somos totalmente alheios a incidentes políticos ou tensões diplomáticas entre países. Desconhecemos qualquer incidente de cariz xenofóbico ocorrido na nossa rede; todavia, se o Portal Benedetta ou os vossos leitores possuírem registos (logs) de tais ocorrências dentro da PTnet, solicitamos que nos enviem para análise.

Reiteramos que a PTnet rege-se pelo seu Regulamento (disponível em: https://www.ptnet.org/rede/regulamento), que exige o estrito cumprimento da Lei Portuguesa — onde o racismo e a xenofobia são crimes puníveis (Decreto-Lei n. 93/2017) — bem como o respeito pelas normas históricas da Netiqueta (https://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta).

 

Situação Atual: 

Trabalhamos diariamente para normalizar o acesso global à rede. Contudo, devido à natureza persistente dos ataques DDoS, não nos é possível definir uma data para o levantamento do bloqueio.

É importante lembrar que o acesso nunca foi totalmente interrompido para utilizadores frequentes, uma vez que alternativas como o IRCCloud entre outros continuaram operacionais e foram sugeridas aos utilizadores que nos colocaram questões através do canal #PTHelp.

Esperamos ter esclarecido a origem destas medidas, lamentando que a ausência de uma resposta imediata tenha dado margem a interpretações que não correspondem à realidade dos factos ou aos valores da nossa comunidade.

Estamos à inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Administração da Rede PTnet www.ptnet.org"