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Um dos pioneiros importados no Brasil, é raro de achar nas ruas

Toyota Paseo, importado do Japão, veio na liberação das importações na década de 90

18/10/2024 às 17h26
Por: Mauro Paes Corrêa
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Foto: Robson h8/Facebook
Foto: Robson h8/Facebook

     Os jovens e entusiastas da década de 90, comemoraram muito a liberação da importação de carros novos, através da revogação da lei que proibia a importação de carros, que vigorava desde 1976, até 1990, pelo governo Collor. 

     Além de obrigar a modernização dos automóveis no Brasil, a importação trouxe uma variedade de novos carros, inserindo novas marcas e modelos nas ruas do país. Foi o que aconteceu, quando o esportivo Toyota Paseo, com motor 1.5, rendendo 101cv a 6400 rpm e 12,4 kgfm, começou a transitar em nossas ruas.

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     O pequeno esportivo japonês, classificado como um subcompacto, que foi importado de 1992 a 1995, não fazia feio na estrada, com consumo de 10km/l no trecho urbano, e até 15km/l, na rodovia. Muitos consideram o Toyota Paseo, o primo "pobre" do Toyota Supra, que tinha um motor realmente esportivo e que competia de igual para igual, com outras marcas.

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      Atualmente ,há apenas 300 unidades circulando no Brasil, o que o faz ser um clássico de alta procura e valor, e chamando a atenção dos entusiastas, quando há um circulando na rua.

      Os mais de 30 anos de estrada, justificam a aquisição de placa preta e principalmente, participar das valiosas coleções do Brasil.

       Ficha técnica:

     

Carroceria – Cupê;

Porte – Compacto;

Portas – 2;

Motor – 35-FE – 1.5;

Cilindros – 4 em linha;

Válvulas por cilindro – 4;

Posição – Transversal;

Combustível – Gasolina;

Potência – 101 cv;

Peso Torque – 78,6 kg/kgfm;

Cilindrada – 1497 cm³;

Torque máximo – 12,4 kgfm a 3200 rpm;

Potência Máxima – 6400 rpm;

Tração – Dianteira;

Alimentação –  Injeção Multiponto;

Direção – Hidráulica;

Câmbio – Automático de 4 marchas, com alavanca do assoalho;

Embreagem – Conversor de torque;

Freios – A disco ventilado nas rodas dianteiras e disco sólido nas rodas traseiras;

Peso – 975 kg;

Suspensão dianteira – Independente, McPherson – Mola helicoidal;

Suspensão traseira – Eixo de torção – Mola helicoidal;

Comprimento – 4145 mm;

Distância entre – eixos – 2376 mm;

Largura – 1656 mm;

Altura – 1275 mm;

Aceleração de 0 a 100 – 11 Segundos;

Velocidade máxima – 180 km/h;

Consumo: Cidade 10 km/l – Estrada 15 km/l;

Autonomia: Cidade 450 km – Estrada 675 km;

Porta malas – 250 Litros;

Carga útil – Não informado;

Tanque de combustível – 45 Litros;