Os jovens e entusiastas da década de 90, comemoraram muito a liberação da importação de carros novos, através da revogação da lei que proibia a importação de carros, que vigorava desde 1976, até 1990, pelo governo Collor.
Além de obrigar a modernização dos automóveis no Brasil, a importação trouxe uma variedade de novos carros, inserindo novas marcas e modelos nas ruas do país. Foi o que aconteceu, quando o esportivo Toyota Paseo, com motor 1.5, rendendo 101cv a 6400 rpm e 12,4 kgfm, começou a transitar em nossas ruas.
O pequeno esportivo japonês, classificado como um subcompacto, que foi importado de 1992 a 1995, não fazia feio na estrada, com consumo de 10km/l no trecho urbano, e até 15km/l, na rodovia. Muitos consideram o Toyota Paseo, o primo "pobre" do Toyota Supra, que tinha um motor realmente esportivo e que competia de igual para igual, com outras marcas.
Atualmente ,há apenas 300 unidades circulando no Brasil, o que o faz ser um clássico de alta procura e valor, e chamando a atenção dos entusiastas, quando há um circulando na rua.
Os mais de 30 anos de estrada, justificam a aquisição de placa preta e principalmente, participar das valiosas coleções do Brasil.
Ficha técnica:
Carroceria – Cupê;
Porte – Compacto;
Portas – 2;
Motor – 35-FE – 1.5;
Cilindros – 4 em linha;
Válvulas por cilindro – 4;
Posição – Transversal;
Combustível – Gasolina;
Potência – 101 cv;
Peso Torque – 78,6 kg/kgfm;
Cilindrada – 1497 cm³;
Torque máximo – 12,4 kgfm a 3200 rpm;
Potência Máxima – 6400 rpm;
Tração – Dianteira;
Alimentação – Injeção Multiponto;
Direção – Hidráulica;
Câmbio – Automático de 4 marchas, com alavanca do assoalho;
Embreagem – Conversor de torque;
Freios – A disco ventilado nas rodas dianteiras e disco sólido nas rodas traseiras;
Peso – 975 kg;
Suspensão dianteira – Independente, McPherson – Mola helicoidal;
Suspensão traseira – Eixo de torção – Mola helicoidal;
Comprimento – 4145 mm;
Distância entre – eixos – 2376 mm;
Largura – 1656 mm;
Altura – 1275 mm;
Aceleração de 0 a 100 – 11 Segundos;
Velocidade máxima – 180 km/h;
Consumo: Cidade 10 km/l – Estrada 15 km/l;
Autonomia: Cidade 450 km – Estrada 675 km;
Porta malas – 250 Litros;
Carga útil – Não informado;
Tanque de combustível – 45 Litros;