Quem esperava uma convenção tensa, depois de vários nomes terem se posicionado como pré-candidatos a chapa que comporia o próximo diretório do MDB urussanguense, encontrou um clima de tranquilidade , e muito respeito entre os filiados e simpatizantes, que se encontram em grande número na Câmara de Vereadores de Urussanga.
O nome de Genevaldo Cardoso, o Vardinho, foi o consenso e a votação da chapa única, se fazendo vitoriosa, terá que aparar as arestas em alguns segmentos do MDB, que inclusive foram a imprensa, expressar seu descontentamento contra algumas posições e ações do partido.
Mas, para muitos filiados, a escolha de Vardinho, é a melhor para o partido que comanda Urussanga, tanto no executivo, como no legislativo. "Ele sabe ouvir as pessoas, tem bom senso e o partido tem trabalhado de forma positiva por Urussanga, e construiu um grande legado pela nossa cidade, e nosso trabalho é por Urussanga", afirma uma filiada de longa data.
No local, foi possível observar a presença de figuras ilustres do partido, como ex-vereadores, ex-presidentes, ex-prefeitos e simpatizantes de outras cidades.
Em poucas cidades, como Urussanga, o MDB é forte
O MDB, que a nível nacional, vem diminuindo a cada ano, tem um cenário diferenciado em Urussanga. É o maior partido hoje em número de filiados, e com a Prefeita Stela Talamini , tem o desafio de fortalecer dentro da AMREC, em conjunto com os outros prefeitos da sigla, o partido na região, principalmente através de uma boa gestão.
Em Brasília, há possibilidades de uma federação do MDB entre o PSD ou o Republicanos, o que poderia impactar de forma profunda no município, caso o PSD forme uma federação com o MDB, o ex-prefeito Jair Nandi, e todo o partido, poderiam fazer parte da situação.
Cenário este, que as federações que ocorrem neste momento com outros partidos, como o atual UP, União Progressista, a federação entre o PP e o União Brasil, que inevitavelmente, pode aproximar o vereador Erotides Borges, o Tidinho, da situação, uma vez que o PP hoje, faz parte da situação em Urussanga.
Um quadro complexo, mas em Brasília, o entendimento é simples: as federações precisam seguir o que foi acordado a nível nacional, o que eventualmente, caso ocorra uma federação entre o MDB com o PSD ou Republicanos, fará muitos políticos trocarem de partido, inclusive em Urussanga.