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Tucson se consolida como boa opção entre os SUVs usados

Valor de compra e manutenção, são itens positivos do carro da Hyundai

09/06/2024 às 16h36 Atualizada em 09/06/2024 às 16h55
Por: Mauro Paes Corrêa
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Foto: Pinterest
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     Imagine você poder comprar um SUV com boa durabilidade, motor confiável e boa aceitação de mercado? Estamos falando da SUV Tucson, que foi comercializada no Brasil entre 2005 e 2018, e foi responsável pela ascensão da fabricante sul-coreana no Brasil. Com valor de tabela FIPE atraente, facilidade de manutenção e boa adaptação as estradas do Brasil, o modelo 2.0 com 146cv, vendeu 300 mil unidades, durante todo o tempo de vida da primeira versão do veículo, no Brasil.

     As primeiras versões, importadas, conquistaram o público, pelo preço competitivo e robustez, contando com pacote completo de opcionais da época, e na versão GLS, o veículo conta com câmbio automático, freio a disco nas quatro rodas, rebatimento automático de retrovisores, sensor de luz noturna, ar digital e regulagem de altura do volante, além do imprescindível ABS e dois airbags.

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      A facilidade para encontrar peças, também é um fator que ajuda o consumidor a escolher o Tucson, como SUV. Tanto a fábrica, como o mercado paralelo, possuem peças de reposição e acabamento, que são facilmente encontradas, inclusive via importação através dos vários sites chineses.

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       A revenda, também não costuma ser um entrave e o motor Beta, de 142cv na gasolina, quando foi nacionalizado no início da década passada, foi convertido para Flex, rendeu 146 cavalos no etanol. 

       Pontos fracos

       Para muitos proprietários, o carro possui alguns pontos fracos, como:

  • Vazamento crônico na tampa de válvulas: O problema, que incomoda muitos proprietários, é simples de resolver, com a troca da junta e torqueamento correto da tampa de válvula;
  • Câmbio de quatro marchas: carros desenvolvidos no início dos anos 2000, possuem câmbio automático de quatro marchas, não aproveitando todo o motor;
  • Consumo: O consumo, é o grande calcanhar de Aquiles do Tucson: o carro faz na rodovia, média de 10km/l na gasolina e somente 6km, na cidade. O mesmo consumo que seus irmãos maiores, como a Santa Fé.
  • Delay de aceleração: O motor demora um pouco a responder e sente o peso de sua carroceria, principalmente em subidas de morros e serras.