Um proprietário de uma Honda CRV 2010, trouxe em um grupo de discussão no Telegram, uma consequência negativa do uso incorreto dos óleos para motores a combustão, e a troca fora do prazo. Segundo o proprietário, que comprou o veículo há menos de seis meses, a SUV começou a apontar no painel, problemas de lubrificação e mesmo tendo passado por uma vistoria cautelar, o problema de borra no motor, não foi detectado.
A borra nos motores, ou acúmulo de uma mistura entre resíduos de óleo de motor, e impurezas de combustíveis utilizados durante a vida útil dos motores a combustão, é minimizada com a troca no período correto dos óleos para motor e principalmente, o uso adequado deles.
A constatação mais comum, é a de deixar o prazo de troca de óleo vencer, e a de não usar o óleo correto. Um mecânico, participante do mesmo grupo, afirmou que está "cansado" de ver em sua oficina, veículos usando óleo mineral, em vez do sintético, normalmente recomendado pelas montadoras para os motores mais novos, e inclusive segundo ele, os óleos sintéticos, mais modernos, também podem ser utilizados em motores antigos.
"O que a gente mais vê por aí, é motor totalmente tomado de borra, impedindo a lubrificação, e para evitar dano maior, a recomendação é abrir o motor, limpar e colocar óleo novo", explana.
A limpeza de um motor, não é barata, e o preço médio para a limpeza de motores populares, está na casa dos R$ 1.800,00 reais. "Pelo menos a limpeza, é a garantia de que o prejuizo de uma retífica, não aconteça tão cedo", finaliza o mecânico.