Publicidade

GAECO cumpre mandado em SC contra esquema milionário de grilagem em Rondônia

Ação mira investigado por participar de organização criminosa

Por: Mauro Paes Corrêa
28/10/2025 às 09h16
GAECO cumpre mandado em SC contra esquema milionário de grilagem em Rondônia
Foto: MPSC/Assessoria

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Santa Catarina cumpriu, na manhã desta terça-feira (28), um mandado de busca e apreensão no município de Pouso Redondo. A ação é um desdobramento da Operação “Safe Green”, deflagrada pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO).

A operação investiga uma organização criminosa especializada na invasão, loteamento e exploração ilegal de madeira na Estação Ecológica Samuel, uma unidade de conservação ambiental localizada em Rondônia.

Durante as investigações, foi identificado que um dos suspeitos de integrar o grupo criminoso reside em Santa Catarina, o que motivou o cumprimento do mandado em Pouso Redondo, expedido pela 1ª Vara de Garantias da Comarca de Porto Velho (RO).

 

O Esquema

 

Segundo o Ministério Público, a organização criminosa utilizava associações de produtores rurais como fachada para conferir uma aparência de legalidade às ocupações ilícitas dentro da reserva ambiental.

Os líderes do esquema promoviam a venda de lotes dentro da Estação Ecológica por valores que chegavam a R$ 40 mil por lote. A investigação aponta que a fraude totalizou uma movimentação financeira superior a R$ 6 milhões.

A investigação tramita em sigilo. O GAECO de Santa Catarina, uma força-tarefa composta por diversas forças de segurança do estado, atuou em apoio à operação de Rondônia.