Publicidade

Viajar de avião está mais barato

Modalidade sem malas atrai viajantes

Por: Mauro Paes Corrêa
16/10/2025 às 09h32
Viajar de avião está mais barato
Foto: Freepik/PB

   O Brasil não tem de fato uma operadora aérea low-cost, principalmente pelo fato de que além da carga tributária ser extremamente alta, no país, os usuários possuem uma série de direitos que precisam ser garantidos em lei, o que aumenta o custo das empresas aéreas.

     Partindo da necessidade de reduzir as tarifas e aumentar a ocupação nos vôos, as companhias aéreas esperam que a modalidade de compra de passagem, sem bagagem, portando até 10kg, possa aumentar a participação dos viajantes, na modalidade aérea. 

    As pesquisas de mercado mostram que grande parte das viagens são a negócios, ou visitar familiares, em relação a voos regionais. Viagens de um a três dias, são uma parcela significativa de tickets, que movimentam o mercado de voos aéreos.

   Da mesma forma que as companhias querem flexibilizar as opções de passagens, o consumidor pode se adaptar a nova realidade, que tenta aproximar as empresas, de um modelo quase similar ao das low-costs. 

    A depender do trecho, encontrar promoções a partir de R$ 250,00 o trecho, é uma alternativa interessante, uma vez que as passagens de ônibus, ainda que sejam competitivas, trazem o incoveniente de serem demoradas, fator que atrai novos passageiros, e o mercado aéreo precisa de um boom de novos usuários, como o visto entre 2010 a 2012.