A nova legislatura de vereadores de Urussanga, começou o ano diferente. A maior representação feminina, a busca pela defesa dos interesses dos cidadãos de forma mais intensa, principalmente nas áreas principais (saúde, educação e segurança), foram os destaques até a última sessão, realizada no dia 30 de setembro.
Para os vereadores ouvidos pela reportagem, o dia do vereador, precisa ser lembrado. É o trabalho de quem se dispos a trabalhar pela população, e que ocupando um cargo no legislativo, é a voz dos não apenas de seus eleitores, mas da população em geral, em busca de uma cidade que tenha cada vez mais, qualidade de vida.
O vereador está disponível 24 horas por dia para a população, participando de festas e eventos com a comunidade, justamente para fazer essa aproximação ser constante e ser um nome lembrado, para a próxima eleição, uma vez que não há limite de reeleição para a vereança.
Atualmente em Urussanga, são nove vereadores, sendo três mulheres, e os novos vereadores representam ao menos 30% da casa legislativa.
As reuniões são semanais, havendo trabalho das comissões em dias específicos, com recesso parlamentar definido em regimento interno.
Saiba mais sobre o dia do vereador
A data foi estabelecida pela Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1984, que definiu o dia como Dia Nacional do Vereador. O 1º de outubro foi escolhido porque foi nessa data que o ex-imperador D. Pedro I oficializou as normas que definem o cargo de vereador no país.
E, no passado, os vereadores trabalhavam de forma voluntária, ou seja, não recebiam vencimentos e vantagens, diferentemente do que ocorre nos dias de hoje.