Desde 2020, a comunidade do Rio Caité vive sério impasse em relação a finalização da reforma da Escola Alda Brognoli Marcon, unidade escolar responsável pela educação e alfabetização infantil das crianças daquela comunidade, onde atualmente a obra, em estado de total abandono, e inclusive com uma placa de reforma, quase caída, indicando a conclusão, ainda em 2024.
Obra esta, que foi iniciada e paralisada várias vezes, e a Prefeitura, junto com a Secretaria de Educação, tendo acionado mecanismos de notificação e rescisão contratual, contra as empreiteiras responsáveis.
A obra inclusive, recebeu recursos em Julho de 2020, durante a pandemia e desde o início das obras, as crianças são deslocadas para uma unidade escolar no centro, alugada, gerando um duplo custo, tanto para a comunidade, como para a Administração Pública, obrigando a manter uma estrutura terceirizada. Além disso, o custo com transporte, e a disponibilização de linhas adicionais de ônibus, trazem transtornos aos estudantes, que não contam com uma unidade escolar próximo de sua casas.
A expectativa porém, é a de que a obra comece após o dia 13 de outubro, desde que o edital licitatório tenha concorrentes, e não haja recursos por parte das empresas participantes. A obra, que tinha um valor inicial de R$ 94.118,64 e deveria ficar pronta no dia 14/11/2024.
Outra situação que merece cuidado, segundo os moradores, é a rua em frente a escola. O acesso, continua prejudicado, diante do alto trânsito de caminhões e ônibus na localidade, e os últimos reparos, resolveram apenas parcialmente o problema.