
O tempo quente e úmido tem preocupado moradores quanto ao conforto térmico, principalmente pelo fato de a cidade possuir, em grande parte, uma população de idosos que, em muitos casos, tem o sistema circulatório sobrecarregado em razão das altas temperaturas.
Além da hidratação, tão necessária, a prática de exercícios físicos leves — principalmente antes do pico de calor que ocorre todos os dias — auxilia na diminuição da retenção de líquidos e permite ao sistema circulatório reagir de forma precisa ao calor que tem afetado a região nas últimas semanas.
A cidade, como as outras da região da AMREC, tem um clima quente e úmido no verão; Urussanga, especificamente, tem a particularidade de ser ainda mais úmida, uma vez que está instalada em um pequeno vale rodeado por montanhas.
Ao mesmo tempo em que a posição geográfica protege contra determinados eventos climáticos, ela prejudica a circulação de ar. Felizmente, neste verão, a temperatura não passou dos 40°C, mantendo-se dentro da média esperada para a época.
Quanto à hidratação, especialistas recomendam preferencialmente o consumo de água, uma vez que sucos e bebidas alcoólicas podem possuir restrições para determinados grupos específicos de pessoas.