Publicidade

Rampa de acesso na Câmara de Urussanga é implantada

Obra está nos ajustes finais

Por: Mauro Paes Corrêa
29/09/2025 às 19h48
Rampa de acesso na Câmara de Urussanga é implantada
Foto: Mauro Paes Corrêa/PB

      O drama das pessoas com deficiência e idosos, para adentrar no espaço da Câmara Municipal de Urussanga, parece estar com os dias contados. A segunda rampa de acesso, ao lado da PMU, está sendo implantada e estará pronta nos próximos dias, sendo construída com piso antiderrapante, e contará com acessórios de segurança, para dar tranquilidade ao público que participa dos eventos e sessões realizadas no espaço público do legislativo municipal.

      A demanda, havia sido destacada como prioridade, pela atual gestão legislativa, que além de ampliar o acesso ao espaço, precisa realizar obras para permitir a acessiblidade no gabinete dos vereadores e salas do primeiro andar, problema similar que ocorre na Prefeitura de Urussanga, que por enquanto, também não conta com acessiblidade nem mesmo na porta de entrada do Paço Municipal. 

       Situação, que segundo a atual gestão municipal, também mudará, uma vez que as obras de acessiblidade, tanto na Câmara Municipal, quanto no Paço, devem ser feitas em prazos similares. 

         Falta acessiblidade na cidade

         As pessoas com deficiência e idosos, sofrem para utilizar adequadamente as calçadas, que são usadas de forma indevida por comerciantes, que colocam seus windbanners (bandeiras promocionais), no meio da calçada, impedindo o correto uso do passeio público, além da falta de comprometimento dos proprietários de terrenos, casas e edifícios, quanto a não adequação dos espaços de trânsito de pedestres.

          A suplente de vereadora Bruna Salvador, fez vários vídeos, desde o ano passado, questionando a demora quanto a resolução do problema, tanto dos passeios públicos, quanto da efetiva cobrança dos proprietários, uma vez que a adaptação e construção de novos passeios, precisam seguir a legislação municipal, que traz todas as medidas necessárias, aos proprietários de imoveis na cidade.

       Drama não é só em Urussanga

       A ausência de acessibilidade, ocorre em quase todas as cidades, e poucas seguem a risca, as diretrizes recomendadas inclusive pela ONU, quanto a acessibilidade urbana.

            Porém, o planejamento em relação a causa, está sendo feito pela Prefeitura, que já fez audiência pública sobre o tema, para aplicar de fato, esta importante política pública.