O início do período eleitoral, começa oficialmente amanhã, dia 29, à partir das 18 horas ,na Câmara Municipal, com a apresentação da prestação de contas da atual gestão, e posteriormente, a elaboração da comissão eleitoral, para organizar a campanha deste ano.
As novas chapas, de acordo com as alterações do último estatuto, devem ser compostas por dez participantes, divididos entre presidente, vice-presidente, secretários e suplentes, bem como o conselho fiscal, permitindo também a participação de associados aposentados, e contribuintes, ou seja, aqueles que não mais fazem parte do quadro de servidores públicos, mas mantém-se como contribuintes do GAPU.
Além destas alterações, a nova diretoria eleita, encontrará uma facilidade maior para a captação de recursos, uma vez que o estatuto, modernizado, permite captação de recursos de origem cultural e social, pois estas áreas são atividades secundárias da entidade, que existe há quase 40 anos em Urussanga, e que conta atualmente com o desafio de construir uma nova sede, após a destruição da antiga sede, em grave evento climático.
Caso participe apenas uma chapa no pleito eleitoral, a eleição será por aclamação, em assembleia a ser marcada de acordo com o prazo eleitoral. Havendo mais de uma chapa, as urnas volantes estarão visitando todos os locais onde há associados, garantindo a participação de todos. O voto, não é obrigatório, e na última eleição, todos os associados votaram, onde houve somente a participação de uma única chapa.
A expectativa é de que participem duas chapas, cenário não visto há mais de dez anos, na entidade.