Publicidade

Brasileiros não podem receber bolsa família vivendo no exterior

Sistema corta o benefício quando detecta beneficiários fora do Brasil

Por: Mauro Paes Corrêa
24/01/2026 às 10h23
Brasileiros não podem receber bolsa família vivendo no exterior
Foto: Freepik/PB

  Beneficiários do Bolsa Família não podem receber o benefício vivendo no exterior, mesmo que estejam temporariamente fora do Brasil para estudos ou trabalho. As diretrizes do programa  (que existe há anos e é a principal iniciativa de transferência de renda do país, reconhecida inclusive internacionalmente) impedem qualquer beneficiário de usufruir do programa no exterior.

     Ainda assim, foram detectados alguns recebimentos indevidos por parte de brasileiros que decidiram viver fora do país. As melhorias nos sistemas de cruzamento de dados impedem que a situação ocorra de forma contínua, garantindo o cumprimento das regras de uso do sistema e agilizando a fila de beneficiários, privilegiando principalmente os mais necessitados.

Afirmação veio de estrangeiros

A informação de que alguns brasileiros residentes no exterior, em especial nos Estados Unidos, estavam recebendo o benefício indevidamente chocou inclusive americanos. Estes, além de não conhecerem o Bolsa Família, receberam a notícia de que o benefício, ainda que de forma temporária, estava sendo pago fora do país.

As denúncias em relação a beneficiários que estão indevidamente inscritos no sistema, ou que ultrapassaram os limites para recebimento do programa de transferência de renda, podem ser feitas através dos canais oficiais, que podem ser verificados em: https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/bolsa-familia.

Programa mudou o mapa da fome no Brasil

O sonho de Betinho, como era conhecido o sociólogo Herbert de Souza  (que lutou por anos pela erradicação da fome no Brasil e foi um dos incentivadores do programa Fome Zero, lançado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva em 2003) , de certa forma foi realizado com o Bolsa Família.

As famílias, que viam o programa como uma complementação temporária em busca de condições mínimas de qualidade de vida, utilizaram o recurso não apenas para garantir sua subsistência, mas para que, no momento em que houvesse condições futuras de trabalho e educação, o programa fosse visto como um alicerce essencial para moldar o futuro dos brasileiros.

Inclusive, milhares de famílias acolhidas pelo Bolsa Família conseguiram, através da educação e da ampliação das oportunidades de trabalho, uma melhora real na qualidade de vida, graças diretamente ao programa.