Durante a semana, após a convenção que elegeu Vardinho para o comando do executivo do MDB, e que trouxe uma grande renovação no quadro do diretório urussanguense, tive a oportunidade de conversar com vários membros da nova executiva,que explanaram a necessidade de construir um diálogo, tanto com a sociedade, como com os partidos que estão na cidade.
Ainda que o partido esteja no poder na cidade, conquistado em parte pela divisão de votos que houve entre o PSD e o PL, ambos fortes candidatos ao próximo pleito, na opinião das pessoas ouvidas, há espaço para um diálogo construtivo.
Uma das possibilidades de diálogo, é com o PSD, que poderá ter uma federação com o MDB, e em Brasília, o clima está pacificado entre os dois partidos, e este reflexo pode impactar diretamente no cenário de urussanga, lembrou uma das pessoas entrevistadas da executiva, que pediu anonimato.
Ainda segundo um dos membros da executiva do MDB, existe um legado do trabalho de Jair Nandi (PSD), ex-prefeito, que precisa ser respeitado, e em uma eventual aproximação ou até mesmo a consolidação da federação a nivel nacional, não deve ser esquecido.
Clima na Câmara, mais ameno
Na Câmara de Vereadores, mesmo com a oposição usando a tribuna para trazer os vários problemas encontrados na cidade, o clima é de trabalho em conjunto, pela cidade. Meri Mafra (PL) e Ivan Vieira (PL), tem buscado manter uma postura oposicionista, sem desrespeitar ou atacar a base governista de forma direta, e ao mesmo tempo, buscando exaltar o trabalho da bancada do PL, que conseguiu articular melhorias na delegacia, e nas rodovias que cruzam a cidade.
Ao mesmo tempo, em que Tidinho (UP), não mudou o tom independente que vem adotando nas últimas sessões, ainda que com a federação, do PP e União Brasil, obrigatoriamente haja um certo vínculo em relação ao acordo do PP ser base em Urussanga, do MDB.
Já Teba Zanatta (PSD), vem fazendo um trabalho nos bastidores, principalmente na área da cultura, uma de suas principais pautas na campanha, para incrementar a cultura e o turismo da cidade, vocação natural de Urussanga, ainda pouco explorada.
É importante destacar ainda, a conduta republicana do vereador Jailson Vieira (MDB), fazendo o papel de líder de governo, ouvindo, aceitando críticas construtivas e trazendo quase sempre, uma devolutiva para seus colegas vereadores.
Diferente do clima de quatro anos atrás, onde o MDB fazia forte oposição a Gustavo Cancellier (ex-PP), e que o oposicionismo em um primeiro momento, destacasse o ex-vereador Beto Cabeludo e Luan Varnier(MDB).