Em Urussanga, ao menos até 2020, de acordo com o IBGE, o câncer tem sido um dos principais causadores de óbitos na cidade. Uma das principais razões é a longevidade da população e o consumo excessivo de embutidos e alimentos ultraprocessados e com alto teor de componentes artificiais, bem como o sedentarismo , que contribuem para o surgimento de diferentes tipos de cânceres.
No Brasil, principalmente após o Covid-19, a principal causa de morte está relacionada a doenças cardíacas, e em Urussanga, ao menos na última análise do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a causa mortis principal está relacionada a doenças do aparelho respiratório, e na sequência, óbitos relacionado ao câncer.
Inclusive, no ano passado, houve um reforço por parte da Secretaria de Saúde de Urussanga, no reforço do Outubro Rosa e Novembro Azul, incentivando os moradores da cidade a realizarem exames preventivos e buscarem readequar seu estilo de vida, para minimizar o aparecimento da doença.
O HPV, principalmente para os jovens, também preocupa por ser um dos grandes vilões de aparecimento de cânceres, e a campanha é para a conscientização sobre a importância da vacina e o sexo seguro.
Durante o atendimento nas unidades básicas de saúde, é possível obter maiores informações com a equipe de atendimento e buscar orientações, pois o tratamento precoce contra o câncer e outras doenças, pode fazer a diferença e trazer plena recuperação.
As informações sobre os indicadores de óbitos em Urussanga, estão no site https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/urussanga/pesquisa/17/15752?tipo=grafico