O Procon de Urussanga, que desde janeiro de 2025, tem como responsável a Coordenadora Tatiane da Costa, tem reportado uma grande procura por parte de aposentados, no auxílio na retirada de descontos associativos, de suas pensões e aposentos.
Segundo Tatiane, a procura, superou outros indicadores, como a procura por soluções de telefonia, que teve o maior destaque em 2024, em Urussanga, e em relação a outras demandas, como planos de saúde, garantia de produtos e demais dúvidas em geral, coberta pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
A Coordenadora, destaca ainda, que o trabalho de fiscalização e conscientização, tem ocorrido com frequência nos últimos meses, e quase sempre, os comerciantes da cidade são receptivos com o Procon Municipal, buscando resolver rapidamente, qualquer demanda repassada pela importante entidade de defesa do consumidor.
E, o trabalho contínuo de conscientização dos consumidores, agora é feito também através das redes sociais, com dicas de segurança na hora da compra, pesquisa de preços e direitos do consumidor, em um perfil próprio do Procon Municipal.
Questionada sobre a procura constante por parte dos aposentados e pensionistas para a retirada de descontos, Tatiane informou que "a tendência é que a procura diminua, com a divulgação intensa por parte do Governo Federal e do INSS, quanto aos procedimentos para recuperação de valores", afirma.
Ainda assim, a Coordenadora informa que outras demandas, surgem dos aposentados. "São dúvidas quanto a contratação de empréstimos consignados, onde temos um canal direto com a maioria dos bancos e financeiras, e desta forma, o consumidor sempre sai com uma explicação em relação a sua dúvida", explica.
Em relação aos empréstimos consignados, Tatiane reforça, que assim como qualquer outro serviço ofertado pelos bancos e financeiras, é essencial sanar todas as dúvidas antes de contratar o serviço.
O Procon de Urussanga, está localizado na Rodoviária de Urussanga, e fica aberto durante o horário comercial, até as 17h, fechando para o almoço. Dúvidas em relação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), auxílio quanto a descumprimento de garantias ou má prestação de serviços, e demais demandas que envolvam a entidade, são atribuições legais dos Procons Municipais.
Anteriormente, o órgão era coordenado por Rogério de Bona, e a fiscal Elizangela Philippi.