Publicidade

Menosprezar o trabalho de Nandi, nos próximos anos, pode ser um fruto indigesto

Prefeitura será entregue no “azul”, em menos de um ano de gestão

Por: Mauro Paes Corrêa
11/11/2024 às 20h09
Menosprezar o trabalho de Nandi, nos próximos anos, pode ser um fruto indigesto
Foto: Redes Sociais/Jair Nandi

     Ainda que Jair Nandi (PSD), tenha amargado a terceira posição nas eleições de 2024 e o partido tenha eleito apenas a vereadora Teba Zanatta (PSD), frustrando inicialmente a expectativa das eleições, com a disputa direta com a agora futura prefeita Stela Talamini (MDB), o resultado para muitos simpatizantes e filiados ao Partido Social Democrático, é o de que  nas urnas, o resultado projetou o partido como uma força vital, para decidir o futuro das próximas eleições, em Urussanga.

    De certa forma, quem menosprezar o trabalho de Nandi e equipe, poderá colher frutos indigestos. Primeiro, pelo fato da população em geral, ainda que não o tenha reeleito, acompanhar o trabalho da prefeitura nas redes sociais, e do próprio prefeito, que demonstra suas ações quase que diariamente. Segundo, pelo momento político, que jogou o município em um precipício de problemas, desde políticos, até administrativos, rebaixando a nota no CAPAG (Capacidade de Pagamento), do Tesouro Nacional, para B.

     A nota A, veio do primeiro ano da gestão do então Prefeito Luis Gustavo Cancellier (ex-PP), e a partir de 2018, e nos anos posteriores, o indicador não mais subiu, sendo que inclusive na última nota geral, continua em B, com exceção do nível de endividamento, que agora está em A, com apenas 8,29% de endividamento, permitindo, caso a futura administração queira, contratar mais empréstimos, para alavancar o progresso estruturante e industrial, da cidade.

     Os indicadores de confiança da população, diante das constantes operações policiais, afastamentos e prisões, também influenciaram no número de votos em branco e nulos, que ajudaram a definir o cenário eleitoral de outubro.

       Ainda assim, Nandi, a partir do dia do próximo ano, tem opções para trilhar um caminho próprio e talvez, seja por indicação do partido e motivação própria , colocar seu nome a disposição para concorrer a um cargo em nível estadual. A passagem pela prefeitura, certamente trouxe para o atual prefeito, uma bagagem imprescindível de conhecimento, seja da gestão pública, como o contato diário com a população, adotando um gabinete de portas abertas. 

      Pelo curto espaço de tempo, e ter lidado com um sério problema, ocasionado pela má gestão do não cumprimento do TAC (Termo de Ajuste de Conduta), pelas gestões anteriores, em relação aos concursos públicos, agora feitos e com número satisfatório de servidores públicos concursados, além de investimentos na garagem, com aquisição de maquinário novo, e uma frota nova para diversos departamentos da prefeitura, o saldo é positivo.