Um dia após as eleições, o Prefeito Jair Nandi (PSD), gravou um vídeo em sua rede social, reafirmando o compromisso com a cidade e ao mesmo tempo, colocando-se a disposição, para o início da transição de governo. Isso, de acordo com a Lei 2810/2017, que estabelece os critérios para a transição governamental.
A lei expressa que "ao candidato eleito para o cargo de Prefeito do Município de Urussanga é facultado o direito de instituir equipe de transição, observado o disposto nesta lei."
Desta forma, caberá a próxima Prefeita, Stela Talamini (MDB), nomear sua equipe de transição, para que tenha acesso a todas as informações necessárias para o andamento da próxima gestão. A Lei de Transição, é um mecanismo que facilita a mudança de gestão e ao mesmo tempo, fornece a opção para o futuro gestor, de continuar com as políticas existentes, adotadas pelo governo anterior, na nova gestão.
Lei será usada pela primeira vez, no novo formato.
Desde a atualização da Lei, é a primeira vez que um governo utilizará na prática o mecanismo legal. Desde 2017, até meados de 2024, a prefeitura ficou a cargo do Luis Gustavo Cancellier (sem partido), afastado por decisão judicial e que posteriormente, renunciou ao cargo.