Até mesmo o mais distraído cidadão que caminha pelas ruas do centro de Urussanga, percebe a quantidade de outdoors e placas, além de cartazes, totalmente desatualizados que causam a poluição visual que acomete a cidade.
Situação esta que pode ser vista até mesmo no Parque Ado Cassetari, além do bairro da Estação. Inclusive, um retrato mais apurado, foi feito pelo Foto Clube Urussanga, que não apenas retrata Urussanga com suas inesquecíveis qualidades, mas também um retrato fiel do dia a dia da cidade, onde vários cliques retratam o ocorrido em relação a poluição visual.
Em alguns lugares, o clamor popular se fez presente, e algumas placas foram retiradas. Em outros, como o que você vê na imagem, estão há mais de um ano, no mesmo lugar.
Em várias cidades, poluição visual gera multa
Em diferentes cidades, a poluição visual é tratada com rigor, com lei regulando o uso do espaço público e privado, em relação a outdoors, cartazes e murais, com caráter informativo ou promocional. Na maioria das situações, caso o proprietário seja notificado pela poluição visual, tem um prazo para a remoção do anúncio e se a demanda não é atendida, há a imposição de multa.