Uma das grandes preocupações dos cardiologistas, é a compra por parte do paciente, de um aparelho de medição de pressão, que não esteja calibrado, ou não seja homologado de forma oficial. O grande problema, é que quase sempre, as informações incorretas apresentadas por estes aparelhos, podem fazer com que o paciente fique assustado com a medição , como por exemplo, uma medição alterada com valores acima do real, ou trazer um falso conforto, quando aferem um valor abaixo do real.
Para quem deseja comprar um aparelho de pressão, a recomendação é procurar equipamentos de referência, preferencialmente indicados pelo especialista médico, com ampla margem de confiança. Alguns inclusive, permitem fazer a calibração e contam com alguns recursos tecnológicos, como a possibilidade de armazenar no histórico todas as medições, ou até mesmo, ter uma conexão via bluetooth com o celular, para que o aplicativo gerencie e compartilhe as informações capturadas pelo paciente.
Não é recomendável que aparelhos importados, sejam comprados para esta finalidade, inclusive os aparelhos conhecidos como smartwatches, ou relógios inteligentes de pulso, quase sempre apresentam algum tipo de distorção, quando tentam fazer este tipo de medição.