Publicidade

Homens ainda não são maioria, nos atendimentos na saúde

Mulheres, ainda procuram muito mais o SUS que os homens, em Urussanga

27/05/2024 às 19h28
Por: Mauro Paes Corrêa
Compartilhe:
Homens ainda não são maioria, nos atendimentos na saúde

     O consenso geral, ainda que as campanhas de mobilização para a saúde masculina, que ocorrem todos os anos em Urussanga, é a de que parte considerável dos homens, ainda não buscam atendimento na área da saúde, fazendo com que a cidade, não fuja a regra de manter a expectativa de vida ,mais acentuada, para as mulheres.

    Serviços simples, como a checagem de pressão, glicose, solicitação de serviços médicos, e a prevenção de problemas de saúde, através da mudança de hábitos, encontram resistência no público masculino, que é maioria nos indicadores de pressão alta, obesidade e ausência do controle de glicemia (diabetes).

Continua após a publicidade
Anúncio

    Problemas urológicos, e também os relacionados a próstata, um dos principais causadores de cânceres nos homens, são fatores preocupantes, na comunidade médica que atua no atendimento público. A famosa "vergonha", que vai desde o receio de contar para o médico, da realidade apresentada, agravam os problemas de saúde no público masculino, em especial, a partir dos 40 anos, quando exames rotineiros, passam a ser mais exigidos.

Continua após a publicidade
Anúncio

     As campanhas educativas, ocorrem inclusive na Praça Anita Garibaldi, independentemente da época do ano, e quase sempre, as esposas, é que obrigam os homens a frequentarem o serviço médico. É o caso de uma senhora, moradora no bairro Nova Itália, que depois de mais de trinta dias de reclamações do marido, sobre uma dor de estômago persistente, o levou ao posto de saúde. Segundo ela, foi descoberta uma gastrite, que agora está sendo tratada. "A médica disse, que se não tratasse, poderia virar um câncer", enfatiza, preocupada.

     Como agendar uma consulta médica no SUS?

    As agentes de saúde, visitam as casas, ao menos uma vez por mês, e possuem o calendário de atendimento da equipe médica, assim como da área de enfermagem  e psicologia, e podem agendar para o morador, uma visita. Ou, entrar em contato com o posto de saúde ,para receber a informação de qual data, é agendada as consultas.

   Mesmo com a ausência de médicos em razão do concurso público, a Secretaria de Saúde, tem remanejado médicos, para que não falte atendimento nas unidades básicas de saúde. 

   A partir do primeiro atendimento, o médico solicita exames, ou faz o encaminhamento para um especialista, tudo isso, de forma gratuita, sendo que diversos serviços, são ofertados na saúde básica.