Com uma transição tranquila, iniciada pelo ex-prefeito Jair Nandi (PSD), a Prefeita Stela Talamini (MDB) e o vice-prefeito Renato Fontana, tiveram estes 100 primeiros dias de governo, marcados pela necessidade urgente de resolução de diversas demandas, que surgiram praticamente em todas as pastas, e o único contratempo, foi a suspeita de um "fura-filas", investigado pela comissão de sindicância e processo administrativo, da prefeitura.
Dentre as primeiras medidas executadas, foi o chamamento de diversos concursados, para suprir a substituição dos antigos servidores públicos, obrigação da Prefeitura em cumprir um acordo judicial, para a nomeação somente de servidores concursados (efetivos), em diversos cargos, minimizando a possibilidade de deixar o cidadão "na mão", em relação as suas demandas.
A rápida passagem do vereador licenciado Luan Varnier (MDB), pelo cargo de secretário de saúde, reforçou a importância da pasta , agora capitaneada pela enfermeira Camila Martins, com perfil técnico , sendo um dos poucos movimentos de necessidade de troca de secretariado, seja por motivos pessoais, ou adequação dos quadros. No caso dos secretários substituídos, a exoneração ocorreu unicamente por motivos pessoais.
De forma geral, o secretário de administração, Vânio Comin, tem sido elogiado pela praticidade, se sobressaindo inclusive muito melhor que o ex-secretário Ademir Brandieli Pedro, na gestão de Luis Gustavo Cancellier (ex-PP) e até mesmo a prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso (PL), que também teve passagem no governo de Cancellier. Comin, tem um perfil técnico, sem deixar de lado o lado político, e é visto por muitos como uma liderança importante do governo de Stela Talamini.
Ao mesmo tempo, tanto o PSD como o PL, vem trazendo uma oposição responsável, sem ataques pessoais, e dentro do legislativo, buscando fiscalizar e cobrar, mantendo dentro da Câmara de Vereadores, uma posição coerente para o benefício de Urussanga, com ambas as bancadas, buscando trazer emendas impositivas para a cidade.
E, diferentemente de outras cidades, que não conseguem emitir a sua certidão negativa de débitos, tão necessária para o recebimento dos mais diversos recursos, o caixa positivo e o cumprimento de obrigações fiscais, intensificadas por Nandi, durante sua gestão, trouxeram uma boa dose de tranquilidade para o governo do MDB.
A escolha acertada de outros nomes, como a manutenção de Robson Miranda, iniciando o ano na Defesa Civil e agora Secretário de Infraestrutura, são ações pontuais vistas de forma positiva pela população ouvida pela reportagem do Portal Benedetta.
Novas ações são esperadas
Sem muito alarde, a nova administração vem buscando resolver problemas antigos da cidade, para garantir o crescimento sustentável de Urussanga, como a finalização da parceria com o SEBRAE, o Cidade Empreendedora, e a desburocratização dos serviços públicos, que a partir da instalação do novo espaço dedicado ao empreendedorismo, intensificará ainda mais, as ações voltadas aos empreendedores, com consequências positivas para a população.
Inclusive a lei proposta pela vereadora Teba Zanatta (PSD), e aprovada recentemente, que prioriza os espaços nas festas locais de Urussanga, para empreendedores da cidade, traz uma Lei que poderá ser utilizada positivamente pela nova gestão, trazendo novos empreendedores para os eventos da cidade, permitindo a população e turistas, conhecerem o verdadeiro diferencial de Urussanga.