A Prefeitura de Urussanga, Santa Catarina, publicou hoje no Diário Oficial dos Municípios, uma importante doação que impulsionará a saúde pública no município. A Associação de Moradores do Bairro Baixada Fluminense (AMBAFLU) doou um terreno de 1.267 m² para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS).
O termo de doação foi assinado pela prefeita Stela Maris de Agostin Talamini, representando o município, e pela presidente da AMBAFLU, Ivanir Miotelo Manarin. A cerimônia ocorreu na Prefeitura de Urussanga no dia 16 de janeiro de 2025.
O terreno doado está localizado na Rua José Liberato Spadel, no Bairro Baixada Fluminense, e possui as seguintes dimensões:
Norte: 30,33 metros, com uma Rua Projetada
Sul: 30,00 metros, com área remanescente
Leste: 44,46 metros, com a Rua José Liberato Spadel
Oeste: 40,00 metros, também com área remanescente
A nova UBS será construída exclusivamente neste terreno, ampliando significativamente o acesso aos serviços de saúde para os moradores da região. A prefeitura tem o prazo de um ano para iniciar as obras, contado a partir do recebimento dos recursos do Ministério da Saúde.
Com a assinatura do termo de doação, a prefeitura poderá registrar imediatamente o terreno como bem público em nome do município de Urussanga. A administração municipal ficará responsável pelo imóvel e por todos os procedimentos necessários para a construção da nova UBS.
Esta iniciativa demonstra como a colaboração entre a sociedade civil e o poder público pode resultar em benefícios concretos para a população, especialmente na área da saúde, que tem recebido investimentos significativos no município, situação inclusive que é comum no município, onde historicamente, muitos benfeitores, sejam pessoas físicas, empresas ou associações, buscam contribuir com a comunidade.