Recentemente, o apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa a redução da jornada de trabalho ganhou força, com o número de assinaturas aumentando significativamente. No último fim de semana, a proposta, liderada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), contava com 70 apoiadores.
Contudo, na noite desta segunda-feira (11), esse total subiu para 134.Para que a PEC possa ser analisada na Câmara dos Deputados, é necessário que pelo menos 171 dos 513 deputados assinem a proposta.A PEC busca abolir a escala de trabalho 6×1 — que consiste em seis dias de trabalho seguidos por um dia de folga — e propõe uma jornada reduzida para quatro dias por semana.
Os partidos PT e PSOL são os principais apoiadores da iniciativa, com 65 e 12 assinaturas, respectivamente. Além disso, o deputado Fernando Rodolfo (PL-PE) foi o único membro do PL a apoiar a proposta até agora.Em relação aos deputados de Santa Catarina, apenas dois manifestaram apoio à PEC: Ana Paula Lima (PT) e Pedro Uczai (PT). Por outro lado, o deputado Gilson Marques (Novo) se posicionou contra a proposta.
O Ministério do Trabalho também se pronunciou sobre a questão, afirmando que considera "plenamente possível e saudável" a redução da carga horária de 44 horas semanais, que é atualmente adotada por trabalhadores na escala 6×1.