Antes mesmo do X ser bloqueado no Brasil, o Portal Benedetta, em parceria com a GNX, testou um servidor da rede BlueSky, rede social anternativa ao X, e que possui recursos diferenciados para usuários.
O servidor, instalado em Urussanga, é um dos poucos e foi o segundo do Brasil, a estar em operação. A tecnologia, conhecida como PDS (Personal Data Server), inicialmente conecta até dez usuários e está recebendo melhorias, para que a rede seja cada vez mais descentralizada.
Uma rede descentralizada, é aquela que não depende de um único servidor ou de uma única companhia, como é o caso da Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), ou como o X. Caso a rede sofra algum tipo de ataque ou bloqueio, ela pode continuar funcionando, de forma parcial. A tecnologia, é conhecida como rede federada e utiliza para a comunicação de dados, o protocolo AT.
Aplicativo do BlueSky, é simples e funcional
Quem faz uma conta no BlueSky, observa a ausência de anúncios e recursos avançados de outras redes e ao mesmo tempo, encontra uma rede que comparada a outras, ainda é pequena. Ela tem um número pequeno de usuários, mas traz a garantia de encontrar diferentes públicos e a possibilidade de se conectar com novas pessoas.
Há alguns recursos adicionais, como listas de bloqueio públicas, que são utilizadas na rede para quem não deseja ver posts de determinados usuários, e recentemente, a rede começou a suportar vídeos.
Para fazer uma conta, baixa baixar o aplicativo do BlueSky, para Android ou iOS. É possível utilizar a rede social, no computador, através do navegador de internet.