Publicidade

Nem imoral, ou ilegal

Licença de servidor público e agente político para assumir cargo público, é permitida por lei

24/10/2024 às 13h39
Por: Mauro Paes Corrêa
Compartilhe:
Foto: Freepik/PB
Foto: Freepik/PB

     Os leitores do Portal Benedetta, entraram em contato para que esclarecer sobre uma situação que envolve um vereador da cidade, que está licenciado para fins particulares, e assumiu cargo de confiança em outra cidade, se a conduta seria ilegal ou imoral.

         A princípio, a conduta não é imoral, nem ilegal, pois a partir do momento em que o servidor público ou agente político, como o referido vereador, solicita uma licença, da qual não recebe vencimentos, salvo se houver lei específica impedindo, é um ato inclusive corriqueiro na gestão pública.

Continua após a publicidade
Anúncio

          Urussanga, por exemplo, tem um auxiliar administrativo concursado, licenciado há vários anos, em cargo de confiança na administração de outra cidade. Ou seja, desde que não receba vencimentos em duplicidade, com exceção do cargo de professor, que é permitido ter mais de um vínculo com a administração pública, acaba descaracterizando o que é conhecido como enriquecimento ilícito

Continua após a publicidade
Anúncio

              Quanto a opinião da população, sobre o assunto, a Constituição garante a livre expressão. É claro, desde que não ultrapasse o limite do direito.