São Paulo e Vasco, se enfrentaram muitas vezes, não apenas o Brasileirão, mas em outras disputas e a cada jogo, a realidade é única. Um Vasco que foi campeão brasileiro pela primeira vez há 50 anos, e que já teve partidas inesquecíveis contra o São Paulo, e que ficaram na memória do torcedor vascaíno.
O mesmo ocorreu com o São Paulo, grande campeão nos tempos de Telê Santana e que trouxe um futebol arte, com uma equipe liderada por Raí, na busca do bi-campeonato na década de 90 e que amargurou, anos depois, posições medianas na tabela do brasileirão, com o Vasco como ferrenho adversário, que colocou o time do Morumbi, em situações difíceis.
É justamente o estigma do passado, e a tradição, que podem falar mais alto hoje, no jogo que se inicia às 21h45, em São Paulo, em um jogo importantíssimo para ambas as equipes e falar em favoritismo, é cometer um ato precipitado.
Principalmente para quem assistiu Cricíuma X Vasco e pôde observar que o time vascaíno é um time que muitas vezes, surpreende nas jogadas de contra-ataque ou descuido do meio de campo e defesa. Ao mesmo tempo em que o São Paulo, quando quer, consegue armar boas jogadas.
Há boas chances de que o jogo de hoje, relembre os grandes duelos da década de 90, memoráveis, com estádios cheios de torcedores e principalmente, ânimo dos torcedores, que atuavam como o 12o jogador.