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Enquanto São Paulo sofre com apagão, concessionária de Urussanga é destaque em índices de continuidade

Quinto lugar, demonstra competência da iniciativa privada

13/10/2024 às 16h15
Por: Mauro Paes Corrêa
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Foto: ANEEL/GOV.BR
Foto: ANEEL/GOV.BR

   Enquanto a cidade de São Paulo sofre com os constantes apagões, principalmente em razão das tempestades e desastres naturais, Urussanga tem uma concessionária privada de energia na quinta posição no quesito de pequenas concessionárias de energia, mas com indicadores acima da primeira colocada, no segmento de concessionárias de grande porte.

      A concessionária de energia de Urussanga, manteve o indicador de DGC 0.50, sendo que quanto menor o indicador, maior a posição da fornecedora de energia, no ranking. Apenas para comparação, a primeira colocada no ranking de grande porte, tem um indicador de 0.56, que você pode conferir na imagem no início da matéria.

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     Segundo a ANEEL, os consumidores ficaram 10,43 horas em média sem energia (DEC) no ano, o que representa uma redução de 6,9% em relação a 2022, quando registrou-se 11,20 horas em média. A frequência (FEC) das interrupções se manteve em trajetória decrescente, reduzindo de 5,47 interrupções em 2022 para 5,24 interrupções em média por consumidor em 2023, o que significa uma melhora de 4,2% no período.

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       Quadro na região, é de estabilidade

       A estrutura de energia elétrica na região, seja privada, cooperativada ou estatal, recebeu grande incremento nos últimos anos. Apenas para comparação, há vinte anos atrás, era comum eventualmente um tempo de parada igual ou superior a oito horas, a depender da gravidade do incidente envolvendo a interrupção de fornecimento de energia elétrica.

       Novos dispositivos, novas tecnologias, planos de prevenção a incidentes e treinamento dos colaboradores, trazem a diminuição da interrupção de energia elétrica, ano a ano.

     Para os consumidores e empresas ,a tranquilidade é maior, pois contar com a continuidade do fornecimento de energia elétrica, traz segurança para todos os usuários do sistema elétrico.

       A medição é anual, e normalmente os dados são disponibilizados em março, junto com a semana do consumidor.