Publicidade

Homens também podem sofrer com o câncer de mama

Apesar de raro, diagnóstico precoce pode salvar vidas

12/10/2024 às 08h08
Por: Mauro Paes Corrêa
Compartilhe:
Foto: Freepik/PB
Foto: Freepik/PB

   Um outubro rosa, que precisa ser mais azul. Isso, pelo fato de que os homens também sofrem com o câncer de mama, que apesar de raro, acomete cada vez mais homens, principalmente na faixa etária dos 50 a 65 anos e que tenham histórico de câncer de mama ou ovário, na família.     

   Apesar de ser pouco discutido, o assunto há muito tempo, chama a atenção da comunidade médica, principalmente oncologistas. Da mesma forma que os demais tipos de cânceres, o câncer de mama masculino está avançando no público masculino, por vários fatores, além da genética: sedentarismo, tabagismo e alcoolismo, aumentam a possibilidade de desenvolver a doença.

Continua após a publicidade
Anúncio

    O câncer de mama é raro em homens, e os sinais de atenção para o público masculino, envolve nódulo ou caroço na mama ou axila, dor unilateral na mama, retração do mamilo, secreção pelo mamilo ou dor e inchaço do braço e mãos na parte afetada.

Continua após a publicidade
Anúncio

   O grande problema, é que apesar do tratamento e diagnóstico serem similares em relação ao câncer de mama feminino, os homens demoram muito tempo para buscar ajuda médica, o que reduz potencialmente, a chance de cura e tratamento.

     Em 2022, o Brasil registrou 207 óbitos de homens por câncer de mama. Se você suspeita que algo está errado, busque atendimento médico. Sua vida agradece.