°C °C
Publicidade

Broto Criativo apresentou no Rotary, o projeto "Rota do Sol"

Vídeo-aula sobre o povo indígena Laklãnõ-Xokleng, resgata sua história na região

19/04/2024 às 06h51
Por: Mauro Paes Corrêa
Compartilhe:
Foto: Mauro Paes Correa/PB
Foto: Mauro Paes Correa/PB

http://www.youtube.com/@BrotoCriativo     Na noite de ontem, às 20h, a população e os participantes do Rotary Club de Urussanga, puderam conhecer um pouco mais sobre o projeto "Rota do Sol", desenvolvido pelo Broto Coletivo, financiado pela Lei Paulo Gustavo, de Urussanga.

     Na oportunidade, a vídeo-aula sobre o povo Laklãnõ-Xokleng com duração de trinta minutos, trouxe aspectos históricos do povo indígena que foi dizimado durante a colonização italiana, e a importância da vida sustentável que este povo tinha, mantendo traços de vivência durante mais de quatro mil anos na região, utilizando tecnologias primitivas que não prejudicavam o meio em que viviam. 

Continua após a publicidade
Anúncio

     Durante a apresentação, Vanessa Lopes e Willian Marques, explicam de forma didática, uma vez que o vídeo tem foco especial nas crianças, diversas informações sobre o povo Laklãnõ, como por exemplo, a vida nômade que possuíam e a importância do Sol na sociedade indígena que aqui permaneceu por milhares de anos.

Continua após a publicidade
Anúncio

      O projeto foi apresentado para as escolas e na data de hoje (19), dia em que comemoramos o Dia dos Povos Indígenas, a vídeo-aula será liberada para o público através do Youtube http://www.youtube.com/@BrotoCriativo.

      Os idealizadores, possuem longa experiência na área cultural, e além da iniciativa do Broto Criativo, também são membros do coletivo Urussanga + Cultura, que agrega diferentes fazedores de cultura, em Urussanga.

Foto

Foto