Publicidade

Impacto do frio é minimizado nas escolas em Urussanga

Portal BuscaEscola traz a informação que parte das escolas tem calefação

Por: Mauro Paes Corrêa
25/06/2026 às 07h17
Impacto do frio é minimizado nas escolas em Urussanga
Foto: Freepik/PB

     Um cenário que gradativamente vai mudando nas escolas, principalmente em Urussanga, é a adoção de aparelhos de ar-condicionado com inverter e aquecimento, o que mitiga o desconforto térmico tanto no inverno, com o uso do ar quente, quanto no verão.

     A constatação pode ser feita através do portal BuscaEscola, que traz todas as informações relacionadas ao ambiente escolar, inclusive com o cruzamento de dados a partir das estações meteorológicas mais próximas de cada unidade escolar, sendo que a adoção dos equipamentos, ocorre de forma mais intensa, desde 2016. No caso de Urussanga ,a compra se deu por dois modelos: através da comunidade escolar, com o apoio da APP, que organiza rifas, bingos e festas temáticas (festa junina, dia da família). e do governo municipal, que organiza as licitações de compra dos aparelhos para cada escola.

     Para a geração acima de 70 anos, há em Urussanga, um ditado que eventualmente encontra lógica na ciência: "Inverno frio, verão escaldante", e esta variação climática afeta de forma intensa os estudantes, principalmente se observar que Urussanga é uma das maiores cidades em termos de extensão territorial, e nas comunidades interioranas, o frio se faz mais intenso. É o caso da escola Rosalino de Nez, que por muitos anos foi comandada pela Diretora Ieda Mazzuchetti, e atualmente pela diretora Andrea da Silva.

       Mesmo com a oscilação climática, a escola do interior, tem o conforto térmico necessário para os estudantes, além do cardápio ser organizado com o objetivo de alimentar e aquecer, no inverno, e alimentar e refrescar, no verão ,através do trabalho das duas nutricionistas do município.

        O MEC reconhece que o reforço em nutrição, conforto climático e estruturas compatíveis para o estudo, ajudam de forma indireta na melhoria dos incidadores do IDEB e SAEB, também encontrados no portal BuscaEscola, que refletem o aumento gradual dos indicadores desde 2016, passando pelas gestões de Johnny Felippe (MDB), Luis Gustavo Cancellier (ex-PP), e da atual prefeita, que colheu os bons frutos do passado, além do incremento natural da política de continuidade de melhoria da educação.