Publicidade

Aplicativo traz nova experiência de comunicação entre internautas

Slowly, recria a magia de trocar cartas entre desconhecidos com afinidades em comum

Por: Mauro Paes Corrêa
30/12/2025 às 13h46
Aplicativo traz nova experiência de comunicação entre internautas
Foto: Slowly

  Em um mundo onde todos estão conectados e ao mesmo tempo, a Internet se concentra em grandes conglomerados, conceito totalmente diferente do imaginado para a Internet, livre, descentralizada e um ambiente saudável para conhecer pessoas e obter novos conhecimentos, traz como uma novidade que chama a atenção de brasileiros, pela nova abordagem de comunicação, simulando o envio e recebimento de cartas, e o tempo de entrega. 

   Estamos falando do Slowly, um aplicativo onde pessoas podem se conectar por interesses, localização geográfica, e diversos outros filtros, mas que para se comunicarem entre si, a regra geral é a troca de cartas. E, na versão gratuita, o usuário inicia o uso do aplicativo criando uma carta aberta, que se bem redigida, começa a atrair usuários, e possibilita uma conexão entre as pessoas.

     Ainda que seja um ambiente proprietário, o aplicativo traz nuances de conectividade, ainda que pautados na desaceleração da comunicação, como era no tempo das cartas, que lembram o IRC (Internet Relay Chat), onde as pessoas não eram influenciadas por algoritmos, filtros ou propagandas comerciais e muito menos, eram produtos, pois atualmente qualquer rede social precisa, para vender anúncios, capturar o máximo de informações sobre o usuário da plataforma.

     Ao menos o Slowly, é honesto: não há propagandas, e se o usuário quiser utilizar novas funções, precisa pagar. Nada de novo, pois desde que o IRC morreu, no princípio de 2003, substituido pelo MSN Messenger e depois pelo Orkut, que ainda assim, não eram influenciados por algoritmos e tinham uma conexão um pouco mais orgânica.

      O Slowly, tem outra vantagem: não há fotos nos perfis, apenas avatares, permitindo uma conexão pautada em conversação, afinidades e troca de ideias, passando longe da necessidade escancarada de ver o perfil físico de uma pessoa, regra oficial de outras redes sociais.

        O aplicativo, pode ser baixado no Android e no Iphone, em suas respectivas lojas de aplicativos. Para quem pretende descobrir um mundo conectado alternativo, neste fim de ano, talvez seja uma boa surpresa.