Maior poder de compra. Esta é a expressão mais ouvida na roda de conversa entre os lojistas de Urussanga, quanto a expectativa para que em 2026, com o início da isenção para quem ganha até cinco mil reais, redirecionar o dinheiro que antes era descontado diretamente do salário, para o comércio local.
O comércio de Urussanga, que aos poucos, vem se recuperando após o forte impacto da pandemia e principalmente, a concorrência com os marketplaces, como Mercado Livre, Amazon, Shein e Aliexpress, que reduziram drasticamente a procura por produtos no comércio local, situação comprovada com a frequente passagem pela cidade, dos caminhões de entrega destas empresas.
Expectativa também do setor supermercadista, um dos termômetros da economia brasileira. Quando as vendas estão aquecidas, a economia está em franca recuperação, servindo como indicador de humor do mercado, e em Urussanga, espera-se ao menos 10% do incremento de faturamento, a partir de 2026.
O setor de serviços, também pode ser impactado, com a maior contratação, principalmente de serviços de reparo e construção.