Em 2023, Santa Catarina se destacou como o estado mais seguro do Brasil, conforme o Anuário de Cidades Mais Seguras do Brasil. O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Ulisses Gabriel, afirmou que o principal desafio agora é manter essa posição. Apesar das demandas existentes na segurança pública, a PCSC continua a registrar recordes de produtividade.
Até 11 de novembro, os dados da Diretoria de Inteligência mostraram uma leve diminuição nos índices de homicídios (-0,23%) e feminicídios (-6,0%). Além disso, a taxa de elucidação de homicídios alcançou 81,07%, superando a meta inicial do governo Jorginho Mello, que era de 75% a 77%, índices comparáveis aos do Canadá e da Holanda.Ulisses Gabriel ressaltou a importância de manter Santa Catarina como um estado seguro não apenas para garantir a tranquilidade dos cidadãos, mas também para atrair turistas.
Em comparação com 2022, a PCSC também registrou um aumento significativo na produtividade em mandados de busca e apreensão e prisões, com 7.518 mandados cumpridos e 5.662 pessoas presas entre 1º de janeiro e 11 de novembro de 2024. Isso representa um aumento de 9,24% em relação ao ano anterior.O delegado atribuiu esse desempenho à colaboração entre as forças policiais e aos investimentos do governo na segurança pública. Ele destacou a integração com a Polícia Militar e o Ministério Público como fundamentais para o combate ao crime organizado.
Ulisses Gabriel enfatizou que o objetivo da PCSC é criar um ambiente onde os cidadãos não precisem se preocupar com segurança, trabalhando continuamente para reduzir os índices de criminalidade sob a liderança do governador Jorginho Mello.