15°C 29°C
Urussanga, SC
Publicidade

Prefeito Nandi recebe Urussanga+Cultura e Conselho Municipal de Cultura

Demandas do segmento cultural, são ouvidas pelo Prefeito e Secretário de Esporte e Cultura

25/04/2024 às 18h04 Atualizada em 25/04/2024 às 18h31
Por: Mauro Paes Corrêa
Compartilhe:
Foto: Edna Zannin Lopes/PB
Foto: Edna Zannin Lopes/PB

     O Conselho Municipal Patrimonio e Cultura de Urussanga, o Grupo Urussanga+ Cultura e membros da equipe de governo do prefeito Jair Nandi (PSD), estão ouvindo desde as 17h, as demandas do segmento cultural, que até então, não teve suas reinvidicações atendidas. Desde a implementação do Sistema Municipal de Cultura, e a aplicação da Lei que rege o Fundo Municipal de Cultura, além de outras demandas pontuais, são assuntos abordados na reunião.

     A articulação de Edson Savi Mondo, o Kuki, foi essencial para que houvesse o convite para que a reunião ocorresse, e desde o primeiro dia de gestão na nova pasta, Eriqui Nichele, declarou que a Cultura era uma de suas prioridades e a equipe técnica da prefeitura estaria a disposição para que os trabalhos até então quase paralisados, tivessem continuidade.

Continua após a publicidade
Anúncio

    Tanto o Conselho Municipal Patrimonio e Cultura, como o Grupo Urussanga+ Cultura, que agrega fazedores de cultura da cidade, foram prontamente atendidos pelo prefeito, que na primeira semana de gestão após o afastamento de Luis Gustavo Cancellier (sem partido), e a expectativa é de que vários pontos da pauta da reunião, sejam atendidas, em especial a finalização do Sistema Municipal de Cultura, e Urussanga é uma das poucas cidades que ainda não possui a implantação na prática.

Continua após a publicidade
Anúncio

   Além da equipe técnica, membros do Legislativo estão presentes, como o vereador Luan Varnier (MDB), o ex-diretor de turismo e suplente Gilmar Trevisol (PP) e Edson Savi Mondo (PSD).

     Entenda o Caso

     Desde 2023, com a implementação das diretrizes da Lei Paulo Gustavo, houve o agravamento do distanciamento da administração pública municipal em relação ao segmento cultural, sendo inclusive motivo de notícia de fato por parte dos fazedores de cultura, no Ministério Público - MP - de Santa Catarina.

       Sem representatividade efetiva até que o suplente Edson Savi Mondo, o Kuki (PSD), assumisse a vaga no legislativo em razão da licença de Daniel Moraes Rejes (PSD), pouco foi feito em mais de três anos para os fazedores de cultura. O segmento, que não tinha suas demandas atendidas, principalmente com o envio de vários ofícios, que ficaram sem respostas ou foram respondidos de forma superficial, demonstravam a pouca importância dada até então, ao importante segmento reconhecido inclusive fora do Estado, principalmente pela preservação do patrimônio histórico.

       Com o afastamento de Cancellier do cargo, o grupo reuniu esforços para que novamente houvesse o protagonismo da Cultura e consequentemente do Turismo, na cidade de Urussanga.