Publicidade

Estrutura inovadora atrai turistas em Pedras Grandes

Turistas de diversas regiões visitam a pequena cidade sulista

Por: Mauro Paes Corrêa
18/01/2026 às 13h26
Estrutura inovadora atrai turistas em Pedras Grandes
Foto: Freepik/PB

   Com recursos financeiros limitados, o prefeito Agnaldo Philippi transformou o cenário turístico e cultural de Pedras Grandes. Utilizando materiais reaproveitados, criou uma estrutura que permite aos turistas aproveitar o clima nostálgico de uma das primeiras edificações da cidade, instalada em uma área que se tornou um parque linear. O local conta com diversas atrações, como pedalinho em cabo aéreo, uma réplica de gôndola italiana, um domo, esculturas de dois grandes bois que puxam um carro de boi e, por fim, um trem que se desloca por alguns metros no centro da cidade.

    Além disso, a estrutura gastronômica começa a se adaptar naturalmente ao novo momento, abrindo aos finais de semana e impulsionando a economia local. A entrada é gratuita, e o próprio prefeito é visto eventualmente conversando com os visitantes e acompanhando a segurança do local.

    O asfaltamento quase finalizado do trecho da Rodovia da Imigração, que liga Urussanga a Pedras Grandes, e a implantação — ainda que em passos lentos pela cidade vizinha — da pavimentação da Rodovia Rony Zaniboni, que conecta os dois municípios através do bairro Pindotiba, promete facilitar o acesso a Pedras Grandes. A cidade é conhecida como o berço da imigração italiana no sul de Santa Catarina.

    Situada a aproximadamente duas horas e meia de Florianópolis, próxima à Serra do Rio do Rastro e a cinquenta minutos das principais praias, a cidade tem recebido inclusive turistas do exterior. Em roteiros que passam por Tubarão, esses visitantes acabam conhecendo o antigo trem doado pelo museu tubaronense que, mesmo em um curto trecho, permite reviver a nostalgia das viagens ferroviárias.