Milhares de candidatos fizeram hoje, em todo o Brasil, o Concurso Nacional Unificado, e mais uma vez, diversas irregularidades foram relatadas pelos usuários, tanto no Twitter, como no Reddit, um dos principais fóruns que vem ganhando destaque no Brasil.
Segundo os candidatos, no momento da prova, foram observadas situações como de celulares estarem tocando, o que caracteriza a retirada do candidato do local de prova, e ao final da aplicação da prova, candidatos sairam com o caderno de questões, o que segundo quem participou da prova, caracteriza outra situação irregular.
Além disso, outras reclamações em relação a porte de objetos, como o uso de relógio, que era proibido, gerou dúvidas entre os fiscais. Segundo um estudante que não quis se identificar, em um primeior momento, o fiscal de prova permitiu um candidato ficar com o relógio no pulso, mas depois de muita insistência, o fiscal foi convencido a pedir para o candidato guardar o relógio no envelope plástico, reservado aos pertences pessoais.
A prova, considerada de grande porte, envolveu uma estrutura de grande logísticas. Além da participação de milhares de agentes, como fiscais, para a aplicação da prova, o CNU, por si, foi um concurso muito disputado, e em concursos com o mesmo nível de porte, no passado, foram observadas reclamações similares.
Saiba o que fazer se você presenciou uma irregularidade
Quem foi testemunha de alguma irregularidade durante a aplicação da prova, pode solicitar que a informação fique na ata de prova, e cada sala possui a sua. Inclusive ,a ata pode receber maiores informações após a aplicação da prova, desde que o candidato esteja na sala ou o fiscal esteja nos trâmites finais de aplicação da prova.
Uma cópia pode ser solicitada, para que o candidato ingresse com notificação ao MP, neste caso, o Ministério Público Federal, uma vez que a prova é a nível nacional. Mesmo sem prova documental, e apenas extraída do celular, como por exemplo fotos ou relatos, é possível entrar com notificação.