Um menino de 12 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi localizado pelo Corpo de Bombeiros Militar na tarde desta segunda-feira (29), em Criciúma. A criança, que havia desaparecido de sua residência por volta do meio-dia, foi encontrada sem ferimentos.
A operação de busca mobilizou quatro viaturas e contou com o uso de um drone, que se mostrou fundamental para localizar o menino em uma área de mata no bairro Laranjinha, a cerca de 200 metros da rodovia Sebastião Toledo dos Santos. A Polícia Militar também prestou apoio, auxiliando nas buscas e na segurança do perímetro.
Após o resgate, realizado aproximadamente duas horas após o desaparecimento, a criança foi prontamente reunida com sua família.
Tecnologia facilitou o resgate
Além do uso de cães farejadores, um aliado tecnológico importante, utilizado nos últimos resgates na região, é o uso de drones. Os equipamentos, conseguem adentrar em locais de difícil acesso, minimizando o risco de acidentes por parte das equipes de salvamento, e agiliza as buscas, trazendo mais sucesso as operações de resgate.
Os drones, dependendo do modelo, podem voar por até 30 minutos, e podem contar com baterias sobressalentes, o que não atrasa as operações de busca e resgate, operacionalizada pelas equipes dos Bombeiros.