Desde o dia 30 de setembro, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos retomou suas atividades, atendendo 61 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos. Este serviço oferece uma variedade de atividades que visam o desenvolvimento integral dos participantes, promovendo a inclusão social e o fortalecimento de vínculos.
O Serviço é um espaço acolhedor e seguro, destinado às crianças e adolescentes das famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Urussanga. As atividades são realizadas nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 17h, de acordo com o turno escolar. Durante o período, são oferecidos lanche e almoço aos participantes, garantindo uma alimentação adequada.
Para assegurar a qualidade das atividades, o serviço conta com profissionais qualificados nas áreas de pedagogia, dança e educação física. Diversas oficinas são oferecidas, proporcionando aos participantes a oportunidade de fortalecer vínculos, desenvolver habilidades sociais, ampliar seus conhecimentos e construir um projeto de vida.
A Secretária de Assistência Social, Raquel Termehr, destaca que o serviço é uma das políticas públicas essenciais para o apoio e a promoção do bem-estar das famílias atendidas. “A importância desse serviço se manifesta em várias dimensões: é fundamental para fortalecer os laços familiares, promovendo a solidariedade, o respeito e a empatia entre os membros da família e da comunidade. As oficinas e atividades contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências, promovem a participação social e o conhecimento de direitos e deveres. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos representa a rede de apoio fundamental na superação de desafios”, ressalta.
Assessoria de imprensa PMU/Vanessa Matiola