Preocupação constante dos moradores de Urussanga, é em relação a causa animal, e as ações do Combea, desde sua fundação, trouxeram benefícios aos animais, desde as campanhas de castração e adoção, que sempre atraem bom público na cidade.
Agora, com o cadastramento de animais domésticos, que é feito de forma online e presencial, será possivel o município ter maiores informações e inclusive, saber quais pessoas estão dispostas a ser um cuidador temporário ou até mesmo se tem interesse em adotar um pet.
Além disso, buscar ter o número aproximado de animais, vivendo em casa ou na rua, permite uma melhor tomada de decisão, em relação a causa animal. Infelizmente, Urussanga, assim como outros municípios, não possui um centro de zoonoses ou uma política mais abrangente, que acolha estes animais, os retirando da rua.
Enquanto isso, o COMBEA mantém a regra de que os animais que porventura estejam com algum tipo de problema, possam ser encaminhados a um lar temporário, para que sejam tratados e fica a opção do tratador, da adoção ou não. Ao menos, se voltarem para a rua, estarão com a saúde restabelecida.
O cadastro de animais domésticos, está disponível no site https://www.urussanga.sc.gov.br, de forma online, ou presencial, através do DMA - Departamento de Meio Ambiente, da cidade.