O dia 23 de abril é muito esperado pelos católicos e adeptos de outras religiões, que é considerado o santo dos padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros, e que protege contra as pestes , a lepra e as serpentes venenosas. Também é lembrado como santo que traz a justiça para aqueles que depositam a fé nele.
Na umbanda, é o protetor na guerra do dia-a-dia para defender o a garantia do alimento, contra a violência e ataques dos mais variados tipos. Há muita semelhança entre a santidade de São Jorge, e Ogum.
Em Urussanga, nas várias denominações religiosas que fazem relação com o santo, a data é comemorada com muita alegria. Vários devotos, creditam a ele a proteção contra os percaços da vida, principalmente em relação a doenças e infortúnios relacionados a injustiça, tão comum em nosso país.
Os que nascem neste dia, se sentem privilegiados, principalmente por ser um dos poucos santos que possuem um feriado próprio, e a impressão, é que são duplamente protegidos.
Lembrando é claro, que a sua proteção alcança aqueles que merecem a graça, o que implica buscar cuidar o máximo de si, no campo da saúde e moral.