Quando eleito, o governador Jorginho Mello (PL), defendeu de forma intensa a pauta da segurança e desde 2023, investiu fortemente no aumento do efetivo, com a realização de concursos públicos, renovação de frotas e a reforma e ampliação tanto das delegacias, quanto dos quartéis militares utilizados pela Polícia Militar.
Investimento que não foi em vão, haja visto que o alto número de policiais que solicitam a aposentadoria ou licença média por determinado período, desfalcam o importante trabalho de prevenção ao crime no Estado. Além disso, os municípios são parceiros das forças policiais, mantendo convênios de ajuda a estas instituições. É o caso de Urussanga, que há mais de vinte anos, mantém convênios ativos com a Polícia Civil e Militar, provendo a compra de equipamentos utilizados no dia-a-dia e inclusive viaturas. Ambas as forças do município ,contam com veículos novos, e a Delegacia de Urussanga será reformada "o quanto antes", uma luta que também teve o envolvimento de Rafael Colombo (PL), candidato a prefeito em 2022 que ficou na segunda posição em número de votos para a Prefeitura de Urussanga, um feito importante para um candidato outsider que defende os valores da direita, e que continua o trabalho pela cidade, mesmo fora do período eleitoral.
A criminalidade foi impactada com o investimento em segurança: o número de assassinatos , crimes contra o patrimônio, diminuíram em várias regiões, e a política apregoada tanto pelo governador quanto pelo ex delegado da Polícia Civil, Ulisses Gabriel , de que em Santa Catarina o "bambu ronca", teve forte adesão da população.
Os investimentos somente foram possíveis pelo aumento da arrecadação e a boa condução da administração pública, com o Estado de Santa Catarina mantendo-se um bom pagador em comparação com os demais estados do Brasil.