Política Caminhada do Nikolas
Caminhada terá efeito somente no futuro
Impacto não será imediato em relação as demandas dos participantes
26/01/2026 07h59 Atualizada há 3 dias
Por: Mauro Paes Corrêa
Foto: Freepik/PB

     A longa caminhada idealizada pelo Deputado Federal Nikolas Ferreira, não trará resultados práticos imediatos para nenhuma de suas pautas, que reuniu milhares de manifestantes ao fim da caminhada, em Brasília, que sofreu com chuvas e até um raio que atingiu vários manifestantes, e após o encerramento do evento, Nikolas fez questão de buscar informações sobre o estado de saúde do grupo atingido.

     Historicamente, os eventos que são realizados pela sociedade, não possuem impacto imediato: eles são um estopim para que os representantes da sociedade, saibam que há uma indignação ou busca de direitos. No caso da caminhada, a anistia está entre um dos pontos buscados e talvez, uma eleição onde o próximo presidente seja de direita e o Senado majoritariamente tenha esta tendência, a possibilidade de aprovar pautas que o grupo buscou na caminhada de ontem (25), pode sair do campo das intenções.

Continua após a publicidade

   Para muitos juristas de direita, a invasão aos locais públicos no 8 de Janeiro, é um fato consumado, pois ele aconteceu e penalizou os manifestantes. E a dosimetria, é um dos caminhos para que as penas aplicadas sejam justas, e justamente neste quesito, que há uma divergência de opiniões. Uma parte, deseja a anistia, outra uma dosimetria realmente justa.

Continua após a publicidade

      E o STF, que por muitos anos manteve-se como um defensor da Justiça Brasileira, antes atrás dos holofotes, agora é acompanhado por toda a população. Nos últimos oito anos, o povo decorou o nome dos ministros do guardião da Justiça Brasileira, e acompanha com muita atenção, o desenrolar dos julgamentos que de certa forma, ainda ocorrem em razão do evento que assolou Brasília após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.