Cultura Escritor Homenageado
Escritor Dilson Piovesan é homenageado pela Câmara de Urussanga
Moção de Aplausos foi proposta pelo ex-vereador Kuki Savi Mondo
29/10/2025 13h40
Por: Mauro Paes Corrêa
Foto: CMU/Assessoria

  Na noite de ontem (29), o escritor Dilson Antônio Piovesan, nascido em Siderópolis, à época parte de Urussanga, recebeu a moção de aplausos proposta em 2024 pelo ex-vereador Edson Savi Mondo, o Kuki. Dilson, que tem parte da familia materna atualmente em Santana,  mantém vínculos profundos com a cidade de Urussanga.

   O escritor, que mora atualmente em Tubarão, é autor de dois livros, A Coragem que Salvou Vidas: Os Verdadeiros Heróis de 1974, que conta a saga dos soldados do Exército Brasileiro diante da trágica enchente de 1974 que assolou Tubarão e região, e que contou com a participação de urussanguenses no resgate de vítimas, que inclusive chegaram sair de Tubarão e voltar para Urussanga, a pé, uma vez que as estradas estavam intransitáveis e pela falta de automóveis ou outro meio de locomoção para retornar a cidade.

Continua após a publicidade

  Seu segundo livro, é o República da Zófa, retratando particularidades do bairro de Oficinas, conhecido carinhosamente por Zófa, sendo este bairro, essencial para o desenvolvimento da cidade de Tubarão, uma vez que as oficinas de manutenção das locomotivas, encontravam-se neste bairro, situação esta que deu origem ao nome do bairro tubaronense.

Continua após a publicidade

  Dilson é reconhecido em Tubarão e região, como um dos participantes da nova geração de historiadores, que consegue unir em seus livros, toda a atmosfera que leva o leitor para o século passado, permitindo ao leitor facilmente perceber que os filhos de Urussanga, ajudaram no progresso de toda a região Sul Catarinense.