Polícia GAECO
GAECO deflagra operação em Jaraguá do Sul contra investigado por apologia à violência escolar na internet
Durante a operação foram cumpridos mandados de busca e apreensão
28/10/2025 09h13
Por: Mauro Paes Corrêa
Foto: Freepik/PB

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio de sua divisão de crimes cibernéticos (CyberGAECO), deflagrou uma operação na manhã desta segunda-feira (27) em Jaraguá do Sul. A ação, em apoio à 4ª Promotoria de Justiça da comarca, teve como alvo um homem suspeito de usar um perfil em rede social para divulgar e enaltecer atos de violência em ambiente escolar.

Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência do investigado, além da quebra do sigilo de dados telemáticos de seus dispositivos eletrônicos.

Continua após a publicidade

Embora o suspeito não tenha sido preso, o Juízo da 1ª Vara Criminal da comarca determinou medidas cautelares rigorosas. O investigado será monitorado por tornozeleira eletrônica e está proibido de acessar quaisquer estabelecimentos de ensino.

Continua após a publicidade

A investigação começou após a Polícia Militar de Jaraguá do Sul receber informações sobre um perfil na internet que promovia apologia criminosa. O CyberGAECO foi acionado e conseguiu identificar o titular da conta, que, segundo as autoridades, já possui histórico criminal.

Os materiais apreendidos nas buscas serão encaminhados à Polícia Científica para perícia. O GAECO informou que a ação visa conter discursos de ódio e combater a "falsa sensação de impunidade" de quem utiliza perfis anônimos para propagar violência.

A investigação tramita sob sigilo.