Cultura Livro sobre redação
Jovem de 18 anos transforma dificuldades com escrita em livro
Eloisa Rinaldi Tavares lançou o livro na Amazon em 2024
22/10/2025 11h09
Por: Mauro Paes Corrêa
Foto: Mauro Paes Corrêa/PB

 O que começou como uma luta pessoal contra as notas baixas e a falta de afinidade com a gramática, floresceu em uma paixão pela escrita e culminou na publicação de um livro. Eloisa Rinaldi Tavares, uma jovem de apenas 18 anos, é a autora de "O Segredo da Redação Nota Mil: Um Guia Para Jovens Escritores De Maneira Simples, Fácil e Rápida", disponível na Amazon desde 2024.

 A jornada de Eloisa como escritora não começou em berço de ouro literário. Pelo contrário, ela relata que tinha grandes dificuldades, o que a motivou a buscar uma mudança. "Não sabia muito, tirava notas baixas e não entendia de gramática. Por isso, percebi que precisava aprender, vendo nisso uma oportunidade de me ajudar, e muito, no meu futuro", conta a autora.

Continua após a publicidade

 A transformação veio com disciplina. Próximo ao final do ensino médio, Eloisa iniciou uma rotina intensa de estudos. "Foram longos meses de estudo profundo sobre os aspectos e a estrutura da redação. Buscava entender tudo a ponto de poder ensinar qualquer pessoa a escrever", explica.

Continua após a publicidade

 Sua rotina diária envolvia longas horas de dedicação em seu quarto, analisando diversas redações, assistindo a aulas e, principalmente, praticando. "Li muitas redações,e escrevi inúmeras delas. Havia dias e dias, momentos em que, mesmo sem ânimo, eu estudava, e outros em que meu foco era total. Foi nesse período que me apaixonei pelo estudo e pela escrita", revela.

 O resultado desse esforço é um guia escrito em linguagem "simples e acessível", pensado para ajudar outros jovens que enfrentam os mesmos desafios que ela um dia enfrentou. Mais do que um manual, o livro representa um marco pessoal para Eloisa. "Escrever este livro despertou em mim uma chama, indicando o início de uma carreira, com muita vontade de aprender e de crescer."

 Hoje, ela considera a escrita um hobby e usa sua experiência para motivar outros a darem o primeiro passo, independentemente das dificuldades. "E como experiência própria, digo que comece. Primeiro comece, depois você melhora", aconselha.

 A escritora define-se como uma jovem que trabalha para desenvolver sua escrita e pensamento crítico, com o objetivo de "contribuir de forma positiva, hoje e no futuro". Seu primeiro livro é a prova de que a persistência é a chave para transformar deficiências em diferenciais.