Descontos com preços promocionais excessivos, com valores até 70% de um mesmo produto, é motivo para desconfiar de mais um golpe na praça. É o golpe dos marketplaces, em que golpistas utilizam o nome de grandes marcas, como Mercado Livre, Shein, Amazon e outros, com o objetivo de ludibriar o consumidor, em vídeos que são gerados por Inteligência Artificial e enganam facilmente o consumidor.
Segundo as plataformas, somente compre produtos nas suas plataformas oficiais. Amazon, Shein, Mercado Livre e outros, possuem seus próprios aplicativos, e principalmente, possuem um sistema de compra segura, que garante os direitos do consumidor.
Vídeos promocionais, utilizando descontos excessivos, devem ser vistos com desconfiança, e principalmente, quando o link não leva você para a loja oficial das marketplaces, com o único objetivo de capturar seus dados, ou até mesmo instalar um aplicativo malicioso no seu smartphone, ou computador.
Segundo especialistas, a educação digital é indispensável nos dias de hoje. Termos simples, como pishing, spam, link e outros, precisam ser inseridos de forma mais direta, inclusive na população que possui poucos conhecimentos, e ao mesmo tempo, não sabe discernir golpes.
Situação essa que pode até enganar usuários experientes, principalmente pelo aprimoramento contínuo dos golpistas, tanto no layout das páginas, quanto na engenharia social, para capturar suas informações.
O que fazer em caso de golpe?
Fazer um boletim de ocorrência, é essencial para que você tenha um documento oficial, para acionar os bancos onde você possua conta, bem como auxiliar a polícia, a compreender os mecanismos de golpe utilizado. Além disso, o boletim de ocorrência, serve como prova em caso de dolos ou fraudes posteriores, ocorridas em seu nome, a partir da captura de dados, seja de sua conta bancária, ou informações pessoais.
Nunca passe informações pessoais para terceiros, e inclusive não aceite videochamadas que busquem capturar sua face, e nem mesmo empreste sua conta Gov.BR, para terceiros. Repassar informações para terceiros, principalmente golpistas, pode trazer além de prejuízos em sua vida diária, uma série de transtornos.