A vitória do Criciúma, foi o resultado esperado pela equipe técnica e torcedores, que observam cada vez mais próxima, a chegada do time sul catarinense, na série A. Nas últimas cinco partidas, o time criciumense, teve duas vitórias, duas derrotas e um empate, o que ainda de certa forma, demonstra um time estável, que precisa contar principalmente com seus próprios resultados, para em 2026, estar na série A.
O jogo, que terminou em 2x1 para o time do Criciúma, dirante do América-MG, teve momentos de apreensão, tanto da torcida criciumense, como da americana, que em partes da partida, ainda que um ou outro time estivessem em desvantagem técnica, pudesse ter o elemento surpresa, para a virada do jogo.
Em casa, o Criciúma, quase sempre vence, e esta estatística é comprovada desde a década de 90, principalmente quando a casa está com um bom número de torcedores, como foi o caso do Domingo (12), onde diversos torcedores afirmaram que o time foi abençoado pela Nossa Senhora Aparecida, que possui um feriado específico, neste dia.
Se foi abençoado ou não, o resultado favorável, garante na Toca do Tigre, ao menos um pouco de conforto ,ainda que temporário: é preciso trabalhar forte para superar o Avaí, no próximo jogo, e vencer o Goiás, importante adversário que pode incomodar na tabela, caso o Criciúma não vença um dos próximos jogos.
Parafraseando Galvão Bueno, "é vencer ou vencer" ,para a equipe sulista, e qualquer resultado diferente ,coloca o time na angústia da dependência de resultados de outros times. Situação difícil que o time vivenciou muitas vezes, mas que agora, pode contar a com a competência do seu plantel e equipe técnica, para definir seu destino neste campeonato.
A partida
O jogo terminou em 2x1 para o time da casa, com o primeiro gol saindo aos 64 minutos, com um tento de Jonathan Francisco Lemos e Diego Gonçalves aos 76, e o América marcou o seu aos 74, com Ricardo Silva.
O favoritismo do Criciúma era esperado, principalmente pelo fator torcida, o que acabou se confirmando neste derby.